Objetivos da Semana da Gastronomia Japonesa
VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA
2ª SEMANA DA GASTRONOMIA JAPONESA EM SÃO PAULO
de 25/Outubro a 01/Novembro
25/out
Jantar de abertura
Comandado pela chef Telma Shiraishi, do restaurante Aizomê, em parceria com Alexandre Iida, Yasmin Yonashiro e César Yukio.
Tema: Nihon Meguri: um passeio pelas regiões do Japão a partir de suas especialidadesMenu: Maguro yukke (Kantō), Kai yaki miso (Tōhoku), Katsuo no tataki – tosa zukuri (Shikoku), Chawan mushi – odamaki (Kansai), Buri no teriyaki (Chubu), Ishikari nabe (Hokkaido), Rafute – buta no kakuni awamori (Okinawa), Mentaiko, gohan e nori – ochazuke (Kyūshū) e Furutsu parfait (Chugoku)
Horário: 19h00
Local: Japan House São Paulo – Av. Paulista, 52 – Bela Vista, São Paulo, SP
Valor: R$650 (bebidas alcoólicas e serviço são cobrados à parte)
Capacidade: 50 pessoas
26/out
Ciclo de Palestras, Workshops e Feira de Negócios
Temas: empreendedorismo e gestão, debate sobre a cadeia produtiva e pesquisa sobre o segmento de restaurantes japoneses.Palestrantes: Marcelo Shiraishi (presidente da ABGJ), Luizinho Hirata (presidente da Abrasel SP), Felipe Katata (executivo da Cermaq), Rafael Cunha (Galunion) e o chef Jun Sakamoto.
Horário: 14h00
Local: Sea Food Show – Centro de Eventos Pro Magno (Av. Profa. Ida Kolb, 513, Casa Verde, São Paulo – SP)
28 e 29/out
Festival Izakaya Matsuri
Os melhores izakayas do Brasil, com grande oferta dos petiscos mais populares dos botecos japoneses. Entre os participantes estão estabelecimentos tradicionais como Yakitori, Omoide Sakaba, Jojo Ramen, Ihho, Otoshi, Sōzai Deli, Nombe Izakaya, Ikkousha, Cocoro, Ícone Asiático, The Oriental Izakaya, Kakurega e Gohango, além dos doces do Hanami e do NaNaYa.
Local: Bunkyo (Rua São Joaquim, 381 – Liberdade)Horário: 12h-20h
Valor: R$35 por pessoa, crianças até 10 anos não pagam e idosos acima de 65 anos pagam meia entrada. Na porta, o ingresso valerá R$40.
31/out e 01/nov
Workshops de confeitaria
8 aulas de 1h30min cada com 8 chefs nikkeis especialistas em confeitaria japonesa
Vivianne Wakuda, Mika Sakihama, Fábio Yamada, Karin Aki, Cris Sampei (NaNaYa), Melissa (Moti Confeitaria), Dekidin e Saiko Izawa (Rosewood).
Valor: R$150 por pessoa
Agenda de aulas:
31.out – terça-feira (patrocinada pela Kikkoman)
09h00 – 10h30 | Vivianne Wakuda | Caramelo de shoyu
11h30 – 13h00 | César Yukio (Hanami) | Brigadeiro Brûlé com shoyu
14h00 – 15h30 | Fábio Yamada | Caramelo de missô com biscoito champagne
16h30 – 18h00 | Karin Aki (Hakkopan) | Pudim de pão com shoyu
01.nov – quarta feira (patrocinada pela Harald)
09h00 – 10h30 | Cris Sampei (NanaYa) | Cream mochi de melão e manga
11h30 – 13h00 | Melissa Takami (Moti Confeitaria) | Pão de mel de matchá
14h00 – 15h30 | Dekidin | Mochi brownie
16h30 – 18h00 | Saiko Izawa (Rosewood) | Cheesecake de matchá
Vivianne Wakuda, Mika Sakihama, Fábio Yamada, Karin Aki, Cris Sampei (NanaYa), Melissa (Moti Confeitaria), Dekidin e Saiko Izawa
01/nov
Jantar de encerramento: Caminhos do Sushi
Tema: A história do sushi contada pelas mãos dos sushi shokunin (artesões) Toshi Kawanami (Yunagi), William Enokizono (Maza), Denis Watanabe (Watanabe), Leo Noriyuki (Noriyuki Sushibar), Adriano Nabeshima (Dondoh), Wdson Vaz (Sushi Vaz) e Menandro Rodrigues (Haru Sushi).Local: Japan House São Paulo – Av. Paulista, 52 – Bela Vista, São Paulo, SP
Valor: R$950 por pessoa (bebidas alcoólicas e serviço são cobrados à parte)
Capacidade: 50 pessoas
A Semana será recheada de conteúdos e o público-alvo é a grande legião de profissionais que atuam no segmento de alimentação fora de casa: donos e gestores de restaurantes e bares, chefs, cozinheiros e bartenders, profissionais de alimentos e bebidas que atuam no segmento de hotelaria e hospitalidade. As atividades serão voltadas também para toda a cadeia produtiva que alimenta os bares e restaurantes japoneses, incluindo produtores, fornecedores e importadores.
A Semana será recheada de conteúdos e o público-alvo é a grande legião de profissionais que atuam no segmento de alimentação fora de casa: donos e gestores de restaurantes e bares, chefs, cozinheiros e bartenders, profissionais de alimentos e bebidas que atuam no segmento de hotelaria e hospitalidade. As atividades serão voltadas também para toda a cadeia produtiva que alimenta os bares e restaurantes japoneses, incluindo produtores, fornecedores e importadores.